Atividades

 

Decorreu de 6 a 10 de Novembro o 1er Congreso Internacional de Fisioterapia Acuática LatinoAmericano (CFAL2024) em Santiago (Chile), tendo a direção do GIFA submetido 2 abstracts que foram aceites para comunicação oral, e através do consultor do GIFA o Fisioterapeuta César Sá, foram apresentados esses 2 trabalhos científicos, um sobre a caracterização da parte académica da Fisioterapia Aquática em Portugal, e outro sobre a caracterização profissional dos fisioterapeutas aquáticos em Portugal. E foi com grande orgulho que recebemos o prémio de investigação de excelência pelo trabalho com o título “Making Waves: Una innersión profunda en el papel de los Fisioterapeutas acuáticos en Portugal”, cujos autores foram os colegas Maria Inês Costa, César Sá e Bruno Queirós. Parabéns! 👏🎉
Continuaremos a nossa missão de desenvolver a Fisioterapia Aquática em Portugal e lá fora 🎯💪

Abraço Aquático

A Direção do GIFA

 

No passado dia 4 de novembro, o GIFA realizou mais um seminário sobre Fisioterapia Aquática, em formato online, em parceria com a AE-ESTeSC durante o Mês da Ciência, tendo como orador o Ft. Bruno Queirós, vicepresidente do GIFA.
Foram abordados diversos assuntos sobre esta área específica da fisioterapia, quais as oportunidades e desafios do Fisioterapeuta Aquático e de que forma a Fisioterapia Aquática tem evoluído em Portugal e a nível internacional.
Estiveram presentes mais de 40 estudantes do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESTEsC.
O GIFA gostaria de fazer um agradecimento especial ao departamento de Fisioterapia da ESTeSC, na pessoa do Ft. Rui Soles Gonçalves, e ainda à AE-ESTeSC por nos ter dado a oportunidade de realizar este seminário.
Saudações Aquáticas
 
A direção do GIFA
 
 
 

No dia 30 de outubro, decorreu o seminário "Piscinas: O Futuro do Setor" no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, reunindo cerca de 150 profissionais. O evento, promovido pela APP - Associação Portuguesa de Profissionais de Piscinas, assinalou os 25 anos da Associação e contou com apresentações e discussões focadas na eficiência energética e hídrica, regulamentação e gestão sustentável. O GIFA esteve representado pela sua Presidente que foi preletora no Painel "Piscina: uma mais valia", onde pode compartilhar a importância dos Fisioterapeutas em meio aquático e o seu impacto na saúde da população.
O GIFA agradece o convite à APP pela possibilidade de partilha e aprendizagem com diferentes profissionais.

 

Nos passados dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de Outubro, decorreu nas instalações do Hospital Nossa Senhora da Arrábida e da Palmela Desporto, o 2° Curso Intermédio em Fisioterapia Aquática, realizado pelo GIFA, com os formadores Ft. Helena Murta Ft. Maria da Conceição Graça e Ft. César Sá Contou ainda como formadores de populações específicas os Ft’s e membros da Direção do GIFA: Maria Inês Costa, Joana Fernandes, Ana Catarina Martins e Bruno Queirós

O curso contou com a participação de 18 fisioterapeutas com interesse no meio aquático e tendo a grande maioria já alguns anos de experiência nesta área de intervenção, facilitou a discussão e a partilha de conhecimentos relativas às diferentes realidades profissionais.

Esperamos que este grupo continue a crescer e a desenvolver as melhores práticas em fisioterapia aquática ainda com mais qualidade nos seus locais de trabalho.

O GIFA agradece profundamente ao Hospital Nossa Senhora da Arrábida, na pessoa do Ft. Carlos Jorge e do seu Diretor Dr. Daniel Vale, e à Ft. Joana Oliveira das Piscinas do Pinhal Novo (Palmela Desporto). A vossa disponibilidade, ajuda e excelente acolhimento foram imprescindíveis na realização deste curso e na qualidade prestada aos nossos formandos.

Saudações Aquáticas

A direção do GIFA💦

        

 

Nos passados dias 17, 19 e 21 de Setembro, decorreu em formato online e na Piscina do CMM Santarém , o 2º Curso de Fisioterapia Aquática em Classes, organizado pelo GIFA, com os formadores Ft. César Sá, Ft. Helena Murta, Ft. Alexandra Amorim e Ft. Maria Inês Costa.

O curso contou com a participação de 18 fisioterapeutas. A diversidade de experiências profissionais dos participantes proporcionou um intercâmbio rico de conhecimentos e práticas, enriquecendo ainda mais a formação.

Esperamos que este novo grupo continue a crescer e a desenvolver boas práticas de Fisioterapia Aquática em classes, com elevada qualidade, nos seus locais de trabalho.

O GIFA agradece ao CMM e em especial ao Fisioterapeuta Coordenador Jorge Almeida pelo excelente acolhimento e disponibilidade.

Saudações Aquáticas


A direção do GIFA