Atividades

No passado dia 23 de abril, o GIFA realizou um Seminário sobre Fisioterapia Aquática, em formato online (via zoom), em parceria com a Escola Superior de Saúde Atlântica (ESSATLA), tendo como orador o colega César Sá, Ex-Presidente e atual Consultor do GIFA. Foram abordados diversos assuntos sobre esta área especifica da fisioterapia, quais as oportunidades e desafios do Fisioterapeuta Aquático e de que forma a Fisioterapia Aquática tem evoluído em Portugal e a nível internacional.
Estiveram presentes os estudantes de todos os anos letivos, Professores e Orientadores Clínicos da Licenciatura em Fisioterapia.
O GIFA gostaria de fazer um agradecimento especial ao departamento de Fisioterapia da ESSATLA por nos ter dado oportunidade de realizar este seminário.


Saudações Aquáticas
A direção do GIFA



Nos passados dias 6 e 7 de Abril, decorreu em formato online e na Piscina Municipal de Odivelas, o 1.º Curso de Fisioterapia Aquática em Classes, organizado pelo GIFA, com os formadores Ft. César Sá, Ft. Helena Murta, Ft. Alexandra Amorim e Ft. Maria Inês Costa.
O curso contou com a participação de 19 fisioterapeutas, oriundos de vários pontos do País. As suas diferentes experiências profissionais e os contextos laborais heterogéneos enriqueceram a formação pela possibilidade de partilha de experiências.
Durante o curso, o grupo foi participativo e interessado, tendo no final conseguido demonstrar a aquisição dos conhecimentos lecionados, através de um momento de avaliação prática.
Esperamos que este novo grupo a crescer e a desenvolver boas práticas de Fisioterapia Aquática em classes, com elevada qualidade, nos seus locais de trabalho.
O GIFA agradece à Câmara Municipal de Odivelas, e em especial à Fisioterapeuta Brigite Peixoto pelo excelente acolhimento e disponibilização de todos os meios e equipamentos que tornaram possível esta formação.
Saudações Aquáticas
A direção do GIFA
 

O International Organisation off Aquatic physiotherapists (IOAPT) elegeu o dia 22 de Março, como o dia dedicado à fisioterapia aquática.
O GIFA celebra assim o dia em que é de extrema importância evidenciar o contributo fundamental desta área específica de intervenção da fisioterapia e de todos os fisioterapeutas que nela atuam.
*As imagens utilizadas estão de acordo com o termo de autorização de uso de imagens.

 

No dia 7 de Março realizou se o webinar de métodos de avaliação e registo em fisioterapia aquática orientado pelo Ft. César Sá. Foram discutidos vários métodos de avaliação utilizados em Fisioterapia Aquática, assim como a troca de impressões entre fisioterapeutas que trabalham com populações distintas e em locais distintos em contexto privado e público . Foram sem dúvida, duas horas muito produtivas. Obrigada a todos os participantes e ao Ft. César Sá.

 

O questionário de caracterização dos fisioterapeutas em meio aquático foi desenvolvido pela direção do GIFA com o objetivo de realizar um levantamento de dados sobre a caracterização dos fisioterapeutas que trabalham em meio aquático em Portugal.
O preenchimento deste questionário é de extrema importância para nós e para todos os fisioterapeutas que trabalham em meio aquático e pretendem melhorar a sua prática informada na evidência.
A data limite de preenchimento e envio do questionário é dia 15 de Abril de 2024. 💧
 
Cumprimentos Aquáticos
 
A Direção do GIFA 
 
Go to top
Template by JoomlaShine