Workshop "Deep-Water"

Piscina Municipal do Pinhal Novo - 15 de Março 2014

Decorreu no passado dia 15 de Março, na Piscina Municipal do Pinhal Novo, o Workshop em "Deep Water", que contou com a presença de Fisioterapeutas e Técnicos de Natação tendo como formadores um Profissional do Exercício, especializado em natação, o Professor Luís Cardoso e 2 Fisioterapeutas do GIH-FMA: Ft. César Sá e Ft. Helena Murta.

Os temas abordados foram a utilização de exercícios terapêuticos aquáticos em água funda ("Deep Water") e a utilização do "snorkel terapêutico" em utentes com alterações crónicas da coluna vertebral. Foram também abordadas as adaptações dos estilos de natação (com snorkel) às condições crónicas da coluna vertebral e ao utente sénior, tendo sido partilhada a evidência mais recente nesta área.

Para além de uma sessão prática com os formandos em piscina funda, foi realizada uma sessão prática com alguns utentes, onde os formandos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos durante o workshop.

A avaliação final do workshop foi bastante positiva tendo sido sugerido, pelos formandos, a realização de futuras formações sobre este tema (mas de maior duração), Hidroterapia em grávidas, condições pediátricas, condições cardíacas e estratégias motivacionais para este tipo de prática.

Cumprimentos Aquáticos.

 

O GIH-FMA