Actividades

No dia 11 de Abril o nosso colega César Sá teve novamente a oportunidade de moderar a networking session dedicada à fisioterapia aquática no Congresso Mundial de Fisioterapia que decorreu online.

Foi uma sessão onde se debateram diversos assuntos sobre a fisioterapia aquática, como os níveis de educação nos diversos países, normas de boas práticas existentes, métodos e técnicas de intervenção mais usadas em todo o mundo e quais serão os passos futuros da Fisioterapia Aquática e da IOAPT (International Organisation of Aquatic Physical Therapists), um subgrupo da World Physiotherapy. Também foi disponibilizada informação aos presentes sobre este sub-grupo mundial e de que forma se poderiam tornar membros do mesmo.

Todos os presentes contribuíram imenso para a partilha de experiências e conhecimentos nesta área, tendo tornado esta sessão ainda mais rica.

 

O GIFA deseja a todos um Feliz Natal e um Excelente 2020!

Cumprimentos Aquáticos

O GIFA em parceria com a ESSUA (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro), no dia 27 de Julho, lançou um questionário sobre o impacto da COVID-19 na funcionalidade do utente de fisioterapia aquática – hidroterapia.

Iremos manter a divulgação todo o mês de Agosto, para já temos respondentes de Setúbal até ao Porto, passando por Viseu. Acreditamos poder contribuir para dar voz aos nossos utentes nas suas perceções e necessidades.

 

O GIFA realizou um Webinar na sua página de facebook no dia 4 de Junho de 2020, com o tema "COVID-19 e o retorno à prática de Fisioterapia Aquática. E Agora?".

Como oradores estiveram presentes a Fisioterapeuta Helena Murta (Presidente do GIFA), César Sá e Conceição Graça (Membros da Direção do GIFA).

Neste Webinar foram abordámos diversos temas, entre eles:
- a fase de encerramento das piscinas e a suspensão da prática de Fisioterapia Aquática;
- Orientações do GIFA para a fase de desconfinamento/abertura das piscinas;
- Parecer da IOAPT sobre o retorno à prática de Fisioterapia Aquática a nível mundial;
- Testemunho de uma doente COVID-19.

Muitos foram os que estiveram presentes e que colocaram as suas questões, tendo sido um momento de grande partilha e de esclarecimento dessas dúvidas e incertezas nesta fase.

O GIFA quer agradecer a todos os que estiveram presentes e a todos os comentários!

Cumprimentos Aquáticos

O GIFA

O GIFA publicou um Parecer sobre a Especialização em Fisioterapia Aquática.
Este documento resulta da reflexão do GIFA, com base também em diversas referências nacionais e internacionais acerca da Especialização nesta área.
Para aceder ao documento completo, basta carregar aqui.
 
Cumprimentos Aquáticos
O GIFA
Go to top
Template by JoomlaShine