Actividades

O GIFA e a Federação Portuguesa de Natação (FPN) juntaram-se na organização da formação: "Adaptação ao meio aquático na deficiência", cuja formadora convidada pelo GIFA, foi a Ft. Cláudia Pato da FPN. Esta formação contou com a preciosa colaboração da Direção da Piscina Municipal de Odivelas, onde a mesma foi realizada.

Em representação pelo GIFA como membro ativo e também Fisioterapeuta desta piscina, Isa Ferreira, que foi imprescindível na ajuda à organização deste evento.

Estiveram presentes na formação Fisioterapeutas, psicomotricistas, técnicos, professores e treinadores de natação. Contámos ainda com a fantástica presença de nadadores paraolímpicos e campeões europeus e nacionais, convidados pela Ft. Cláudia Pato, de forma a demonstrar as reais dificuldades que se encontram com a pessoa com Incapacidade motora e/ou cognitiva e como os presentes as poderiam ultrapassar através de técnicas de adaptação ao meio aquático. Obrigada a todos!

   

 

O GIFA esteve presente no Congresso Internacional de Atividades Aquáticas (CIAA) 2019 com a apresentação de dois trabalhos realizados pela Fisioterapeuta Helena Murta: "Programa Aqua Lusa (PAL) - Programa de Exercicios Aquáticos Terapêuticos" e "Motivação para o exercício aquático terapêutico na dor crónica", este último faz uma análise correlacional (tipo de motivação com dor/função e qualidade de vida) em indivíduos com dor crónica, que se mantêm nas piscinas da Palmela Desporto há 5 anos (2013-19).

A nossa colega agradece o convite, em especial à prof. Ana Rita Matias e sua equipa da Universidade de Évora pela excelente organização deste congresso e dá os parabéns ao Prof. Juan Antonio Moreno Murcia pela sua excelente Associação que une todos os profissionais da água (Asociacion AIDEA). Obrigada!

  

O nosso colega César Sá foi convidado para estar presente no XVI Congreso AEF (Asociación Española de Fisioterapeutas), em Santiago de Compostela, nos dias 8 e 9 de Novembro de 2019, o qual falou sobre o novo subgrupo da WCPT que fundou, a IOAPT (International Organisation of Aquatic Physical Therapists) e sobre o futuro da Fisioterapia Aquática a nível mundial.

Foi realmente um congresso muito rico onde a partilha de conhecimentos e o estabelecimento de relações foram as palavra chave.

A IOAPT continua assim a partilhar palavra pelo mundo!

 

  

 

Visitem o site da IOAPT (International Organisation of Aquatic Physical Therapists), o novo subgrupo da WCPT, onde contém toda a informação sobre este grupo mundial de fisioterapia aquática! 

Aqui fica o link para o site: https://www.wcpt.org/ioapt

 

O nosso colega César Sá foi convidado pela ATACP (Aquatic Therapy Association of Chartered Physiotherapists) para estar presente na ATACP Conference no Reino Unido nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro de 2019, e para falar sobre a IOAPT (International Organisation of Aquatic Physical Therapists), um subgrupo da WCPT, do qual é Presidente.
Foi um fim de semana extremamente produtivo: prelectores extraordinários, excelentes apresentações, uma organização fantástica e uma ótima oportunidade para partilhar conhecimento entre colegas e estabelecer conexões que nos irão ajudar a desenvolver a fisioterapia aquática a nível mundial. Mais de 90 participantes neste evento de elevada qualidade, parabéns à organização e em especial à Sarah Wratten e à Jacqueline Patman! Obrigado também à Ann Thomson e à Alison Skinner que tanto têm ajudado e aconselhado.
Não podíamos estar mais contentes com o resultado! 

     

       

      

        

Go to top
Template by JoomlaShine